quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Confissão de fé e alerta

É mesmo difícil a confissão até para nós mesmos, quanto mais para os outros. Pecado confessado é pecado perdoado, graças a Deus. Os piores pecados são os maus sentimentos, as mesquinharias, a mediocridade, a inveja, a lamúria e por aí vai, dói só de pensar e reconhecer que muitas vezes nos enquadramos nisto... Eis as razões de não reclamarmos dos outros que nos "fazem mal", nos causando indignação pela injustiça sofrida. Nossas injustiças onde ficam? Sim, as que nós cometemos. Pois quem vigia peca bem menos. Temos vigiado? Agora podemos nos perguntar: afinal, o que é vigiar? Entendemos que vigiar, é cuidar, estar atento, tomar cuidado. Então em que Jesus Cristo se referiu ao nos exortar à vigilância? (Mat. 24:42,43; Mar. 13:35; Mat. 26:41; Luc. 21:36; Mar. 13:33; Mat. 24:43; Mat. 26:41;Mar. 14:34,38). Antes de pesquisar, antes de buscar resposta no Google entre pastores e missionários de todos os lugares, que tal responder o que sentimos em nosso espírito que é vivificado pelo Santo Espírito de Deus? O que ele nos diz? Sendo nós, corpo de Cristo, num mesmo Espírito, estamos aptos a responder a nós mesmos esta questão. Vigiar é agir como atalaia (que palavra linda), sentinela, que guarda a casa, a cidade, a fortaleza. Guarda contra o ladrão que só quer roubar, matar e destruir. O vigia guarda a família, guarda o coração, a mente, a alma contra o maligno que anda em derredor (ao redor estão os anjos ); o vigia, atalaia, anuncia o perigo, se mantém preparado e conta com a ajuda de seus liderados, seus amados (família, amigos), ajudando a levantar o abatido, animando o débil na fé e sendo também ele ajudado quando em momentos de fraqueza. Vigiar é se esforçar para não cair em tentação, ainda que seja mesmo Deus quem nos impede de cairmos enquanto estamos em comunhão com Ele (e portanto uns com os outros). E olha que são tantas as tentações... A exemplo da ira, mágoa, inveja, reclamação, acusação, fofoca, traição (e há traições de todas as formas e tamanhos)... Já fiz de tudo, minha maldade é das piores, pois a maldade enrustida (olha, precisamos realmente nos conhecer) é aquela que até desconhecemos, escondemos de nós mesmos (pecado oculto).
Agora, uma pergunta: por que estou discorrendo acerca da Palavra de Deus ao invés de confessar? Porque Sua Palavra é Viva e eficaz, fonte de água viva, purifica, liberta, ensina, exorta e vale mais do que qualquer lamento. Confessemos a Deus tanto nossos pecados quanto nossa fé e confiança nEle. Nosso amor e dependência dEle. Ao mundo, aos homens confessemos nossa fé, pois os pecados, além de a Deus, podemos confessar uns aos outros enquanto irmãos, corpo de Cristo, Igreja e assim nos ajudarmos mutuamente em oração.
Ufa. Eis a exposição do dia. Que seja proveitosa a todos, pois pra mim certamente está sendo, graças a Deus. Edificação!
Shofar - Instrumento sagrado tocado durante as batalhas contra inimigos perigosos. Grito de guerra contra o inimigo, contra o mal.

3 comentários:

  1. gostaria que tivesse mais pessoas como você no mundo, que estão preocupados com seus proprios atos e não em curiá a vida dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Na maioria das vezes a maioria das pessoas só enchergam os defeitos dos outros... Quando na verdade seria mais digno lutassemos por nossos objetivos, responder por nossos atos e ter a humildade de aceitar criticas.

    ResponderExcluir